tag:blogger.com,1999:blog-991248144226570992024-02-08T03:16:30.368-08:00ArtEdukaVISIBILIDADE DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA.ArtEdukahttp://www.blogger.com/profile/18041339507828013179noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-99124814422657099.post-22617749582155250912014-05-01T14:48:00.000-07:002014-05-01T14:48:45.290-07:00Caros alunos,<br />
<br />
Estamos agora nos aprofundando nos elementos da linguagem visual.<br />
Espero que estudando os temas propostos, vocês consigam dominar mais a gramática desta linguagem,<br />
<br />
<br />Thothhttp://www.blogger.com/profile/13804234068352962954noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-99124814422657099.post-47694647703524141552014-03-20T13:11:00.001-07:002014-05-01T14:46:09.265-07:00Caros alunos,<br />
<br />
Precisamos estudar a unidade 03 para que possamos nos apropriar dos códigos necessários para empreender uma melhor leitura das imagens - sejam elas da arte ou não.<br />
<br />
Procurem no google e por aqui mesmo nas Rotas e Caminhos.<br />
Mais informações sobre o uso do ponto, da linha, da forma geométrica (inclusive nas composições) e das representações do espaço na arte.<br />
<br />
PONTO<br />
<br />
LINHA<br />
<br />
FORMAS<br />
<br />
ESPAÇO<br />
<br />
Abaixo coloco uma pequena apresentação destes elementos visuais e dos outros que estamos estudando.<br />
<br />
<br />
<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="356" marginheight="0" marginwidth="0" scrolling="no" src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/22074748" style="border-width: 1px 1px 0; border: 1px solid #CCC; margin-bottom: 5px; max-width: 100%;" width="427"> </iframe> <br />
<div style="margin-bottom: 5px;">
<b> <a href="https://pt.slideshare.net/gjrdesign/linguagem-visual-parte07elementosbasicosgarciajunior" target="_blank" title="Elementos Básicos da Linguagem Visual. Prof. Garcia Junior">Elementos Básicos da Linguagem Visual. Prof. Garcia Junior</a> </b> from <b><a href="http://www.slideshare.net/gjrdesign" target="_blank">Garcia Junior</a></b> </div>
Thothhttp://www.blogger.com/profile/13804234068352962954noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-99124814422657099.post-26268060117994753082014-03-20T11:42:00.001-07:002014-03-20T11:44:06.657-07:00Caros alunos,<br />
<br />
Em nossas tarefas de aula, temos estudado um pouco dos critérios de leitura de uma imagem.<br />
Como tamanho, cor, equilíbrio, preenchimento, etc.<br />
<br />
Observe que na tarefa de feitura do nome em 3D, estamos lançando mão de todos estes conhecimentos.<br />
<br />
O equilíbrio na escolha da quantidade e no lugar onde prender as "alturinhas", bem como de onde o personagem irá se situar.<br />
O preenchimento feito com lápis de cor - que deve ser feito em diversas direções para garantir um melhor preenchimento.<br />
A escolha correta da cor quanto figura/fundo de modo a criar um bom contraste.<br />
Os processos de recorte e colagem.<br />
A compreensão e feitura do trabalho de acordo com o que foi solicitado.<br />
<br />
Todos estes aprendizados nos remetem a uma alfabetização na leitura de imagem. Para completar este aprendizado, solicito que vcs estudem mais da unidade 03 do nosso livro texto. Lá vocês encontrarão mais informações sobre outros elementos visuais importantes para se ler uma imagem. Procure fazer no caderno, anotações que tenham a ver com a aula e com o livro isso facilitará na hora da consulta para a prova.<br />
<br />
Abraço a todos.<br />
<br />
Prof. AlexandreThothhttp://www.blogger.com/profile/13804234068352962954noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-99124814422657099.post-23525431819193681832014-03-12T11:26:00.000-07:002014-03-12T11:26:52.952-07:00Agora que já começamos a entender que arte é mais do que o nosso gosto e sim uma linguagem, vamos começar a decifrar a gramática e sintáxe desta lingua.<br />
<br />
Segue abaixo um exemplo dos muitos tipos de roteiro de orientação para a leitura de obras/objetos de arte.<br />
<br />
<br />
<div style="-x-system-font: none; display: block; font-family: Helvetica,Arial,Sans-serif; font-size-adjust: none; font-size: 14px; font-stretch: normal; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal; margin: 12px auto 6px auto;">
<a href="http://www.scribd.com/doc/69215560" style="text-decoration: underline;" title="View Como Ler Uma Obra de Arte _ Prette on Scribd">Como Ler Uma Obra de Arte _ Prette</a></div>
<iframe class="scribd_iframe_embed" data-aspect-ratio="undefined" data-auto-height="false" frameborder="0" height="600" id="doc_62211" scrolling="no" src="//www.scribd.com/embeds/69215560/content?start_page=1&view_mode=scroll&show_recommendations=true" width="100%"></iframe>
Vamos comentar mais em nossas aulas na sala.
Abraços a todos.ArtEdukahttp://www.blogger.com/profile/18041339507828013179noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-99124814422657099.post-41988303915199696682014-02-18T23:35:00.000-08:002014-02-19T23:37:29.139-08:00Observando o conversado em aula, seguem as imagens relativas a nossa atividade.
<br />
<div style="-x-system-font: none; display: block; font-family: Helvetica,Arial,Sans-serif; font-size-adjust: none; font-size: 14px; font-stretch: normal; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; line-height: normal; margin: 12px auto 6px auto;">
<a href="http://pt.scribd.com/doc/49428863/Arte-Como-Emboscada-2011" style="text-decoration: underline;" title="View Arte Como Emboscada 2011 on Scribd">Arte Como Emboscada 2011</a> by <a href="http://www.scribd.com/arteduka" style="text-decoration: underline;" title="View arteduka's profile on Scribd">arteduka</a></div>
<iframe class="scribd_iframe_embed" data-aspect-ratio="0.707514450867052" data-auto-height="false" frameborder="0" height="600" id="doc_36764" scrolling="no" src="//www.scribd.com/embeds/49428863/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-ecgge5cyn9s73gvaseq&show_recommendations=true" width="100%"></iframe>
Pesquise sobre as mais votadas (a mais e a menos votadas). Seguem algumas informações sobre as obras e seus autores.<br />
Imprima ou copie o material encontrado e leve em nossa próxima aula para discussão.<br />
<br />
Grande abraço a todos.ArtEdukahttp://www.blogger.com/profile/18041339507828013179noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-99124814422657099.post-248205116713460632014-02-10T09:17:00.004-08:002014-02-10T09:57:11.503-08:00Bom começo de ano para todos nós.<br />
2014 Já começa cheio de mudanças.<br />
Mudanças de local, sala, professores...<br />
<br />
E isso é a chance de fazer um ano diferente.<br />
Sempre melhor!<br />
Espero que seja assim.<br />
<br />
Este espaço servirá como mais um local de aprendizado para nós.<br />
Aqui vou postando aos poucos, materiais importantes para o aprofundamento de nossas aulas.<br />
Nesta semana conversamos sobre o funcionamento da aula.<br />
Aulas mais teóricas (na sala de aula) e aulas mais práticas (na sala de artes e em casa)<br />
O dever de casa (caderno de memória e os trabalhos do portfólio)<br />
As notas - Avaliações escritas, Portfólio, Participação, Trabalhos expositivos, etc.<br />
Material de aula (caderno de memória, livro e portfólio)<br />
<br />
Falamos um pouco sobre Conteúdo e Forma.<br />
Registros e expressões semelhantes e diferentes.<br />
Falamos de imaginação e criação.<br />
Músicas alegres e tristes<br />
Histórias de Contos de Fadas
Etc.<br />
<br />
Aprofundar um pouco mais seria bom.<br />
Use os links abaixo para isso...<br />
<br />
Estas perguntas abaixo referem-se ao site do Itaú Cultural -<a href="http://www.itaucultural.org.br/istoearte/perguntas.html" target="_blank"> ISTO É ARTE? </a><br />
<br />
<u><b>Vasculhe pelo site e depois responda:</b></u><br />
<br />
Como Nelson Leirner completa o seu circuito de criação?<br />
<br />
O que é "inserçoes em circuitos ideológicos"?<br />
<br />
Como pode uma coisa asquerosa como uma caixa com baratas ser considerado arte?<br />
<br />
O que é pintura abstrata?<br />
<br />
Como a arte contemporânea se relaciona com o dia-à-dia?<br />
<br />
Justifique a sentença: "Não há arte sem público"!
Tente explicar a proposição final sobre O QUE É ARTE.
Pense novas questões para se fazer sobre este site.
ArtEdukahttp://www.blogger.com/profile/18041339507828013179noreply@blogger.com0